sábado, 15 de junho de 2013

Universitária ferida em acidente com van no Piauí tem braço amputado As outras duas estudantes internadas no HUT já foram liberadas. Segundo a PRF, o condutor do Celta provavelmente provocou o acidente.

Duas das três pessoas feridas no acidente com a van na cidade de Amarante, transferidas para Hospital de Urgência de Teresina (HUT), já foram liberadas. Janaina Graciela de Moura Costa, 20 anos, teve o pé direito fraturado e Solange Soares Santos, 27 anos, que estava com escoriações, tiveram alta ainda nessa quinta-feira (13). Segue internada Maria da Cruz Rodrigues dos Santos, 34 anos, que teve o braço direito amputado após ele ter sido esmagado durante a tragédia.Três pessoas ficaram presas às ferragens e morreram carbonizadas, sendo duas estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, que estavam na van e o outro era motorista do Celta. Os corpos de Carla Juliete de Moura Costa, Francisca Caroline Pereira Barbosa e Evandro Rodenberg Pereira de Oliveira foram encaminhados para o Instituto Médico Legal, em Teresina, mas já foram liberados para as famílias.Sobre as causas do acidente, o levantamento realizado pelos policiais rodoviarios federais presentes no local conclui que provavelmente o condutor do veículo GM Celta saiu da sua mão de direção e invadiu a faixa em que o micro-ônibus trafegava, causando a colisão frontal e posteriomente o incêndio dos dois veículos.
Pelo menos cinco pessoas morreram no acidente (Foto: Denison Duarte)Corpos das vítimas ficaram carbonizados
(Foto: Denison Duarte)
Segundo Fátima Noleto, diretora administrativa do Hospital Regional Dr. Francisco Aires Cavalcante, em Amarante, os sete feridos que estavam na unidade de saúde foram também liberados. O condutor do micro-ônibus evadiu-se do local e ainda não foi localizado. 
A colisão entre a van de universitários e um veículo Celta aconteceu no Km 505 da BR 343, às 14h, no município de Amarante, 160 quilômetros ao Sul da capital.
De acordo a PRF, 81 acidentes nas estradas do Piauí foram registrados de janeiro de 2013 até a última quarta-feira (12). Os acidentes mais comuns são colisões frontais, saída de pista e colisão com animal.

Bandidos fazem cinco pessoas reféns durante assalto em farmácia

Dois bandidos fizeram cinco pessoas reféns durante assalto em farmácia na Avenida Presidente Kennedy, zona Leste de Teresina, por volta das 11h deste sábado (15). Segundo o sargento Kelson Freitas, da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar, os assaltantes entraram no local usando capacetes e uma arma calibre 32.
Ainda de acordo com a polícia um dos criminosos é menor de idade e outro tem 18 anos. Eles pretendiam assaltar o comércio, quando foram surpreendidos pelos policiais. "Nós fomos avisados por uma pessoa que passava próximo ao estabelecimento e viu o assalto. Assim que chegamos, eles deram um tiro em nossa direção, que quebrou a vidraça da farmácia e em seguida trancaram-se no banheiro junto com os reféns", conta o policial.
Assaltantes foram presos pelos policiais da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar (Foto: Gil Oliveira/G1)Assaltantes foram presos pelos policiais da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar (Foto: Gil Oliveira/G1)
Somente após uma hora de negociação e aumentar o reforço policial, os bandidos liberaram os reféns. Os dois assaltantes foram presos e encaminhados à Central de Flagrantes.
Os assaltantes roubaram celulares e dinheiro das vítimas (Foto: Gil Oliveira/G1)Os assaltantes roubaram celulares e dinheiro das
vítimas (Foto: Gil Oliveira/G1)
"Com eles encontramos dinheiro e celulares das vítimas. Para efetuar o crime a dupla utilizava uma moto, segundo eles, alugada de um vizinho", relata o sargento Kelson Freitas.
Em sua defesa, um dos assaltantes revelou que esta foi a primeira vez que ele realizou este tipo de crime e que o menor preso na ação é o seu primo.
tópicos:

Estudantes de Teresina articulam protesto pacífico no dia 20 de junho

Protesto já conta com quase 700 pessoas confirmadas no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)Protesto já conta com quase 700 pessoas confirmadas no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Estudantes do Piauí se articulam para realizar um protesto reivindicando a prestação de serviços públicos de qualidade. O ato está previsto para 20 de junho na Avenida Frei Serafim com concentração a partir das 16h e a convocação está sendo realizada por meio de uma rede social.
“O intuito é geral, contra todas as coisas erradas que têm em nosso estado. O transporte é horrível, não há segurança, a saúde é mal cuidada, não há infraestrutura. O protesto é para mostrar que o povo está indignado e quer mudanças gerais.”, diz João Thorlief, um dos organizadores da manifestação.

A ideia é fazer parte de um movimento nacional que pretende realizar protesto em várias cidades do Brasil. Vários grupos sociais do Brasil estão em contato para a realização dos que eles estão chamando de o Dia Nacional de Lutas pra realizar. Existe confirmação de protestos simultâneos em 26 cidades do Brasil e até em outros países.

João frisa que o protesto do próximo dia 20 em Teresina será um ato pacífico. “É um protesto pacífico, com intuito de mudar e fazer com que o prefeito Firmino Filho olhe para todos que estarão lá e ver que queremos mudança. Queremos um país melhor, e lutamos por isso. Não queremos uma segunda ditadura no Brasil, mas sim um lugar em que a educação seja qualidade, que os hospitais funcionem e que o transporte seja de qualidade”, afirma.

Além de chamar para o protesto, a convocação orienta como os manifestantes devem se vestir. “Usem a bandeira brasileira, pois qualquer ato contra a bandeira é crime conforme o art. 44º do Decreto-lei nº 898, de 29 de setembro de 1969”, diz o texto.

Em Teresina, o encontro será na Avenida Frei Serafim, que foi palco de manifestações contra o aumento da passagem em 2011 e 2012. João Tholief acredita que o clamor visto nas ruas em anos anteriores pode voltar. “Se a passagem aumentar ou continuar pode correr o risco de voltar aquele apelo ou até maior”, opina.
fonte:g1piaui
publicado por:cristiano neves

Novo conflito em protesto perto de estádio de Brasília faz 19 presos Manifestação contra a Copa das Confederações chegou próximo à arena. Confronto ocorreu horas antes da partida de abertura entre Brasil e Japão.

Prisão de participante do protesto nos arredores do Estádio Nacional, antes da partida entre Brasil e Japão (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)Prisão de participante do protesto nos arredores do Estádio Nacional, antes da partida entre Brasil e Japão (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)
Dezenove manifestantes foram presos na tarde deste sabado (15) em confronto com a polícia nos arredores do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, a menos de duas horas do jogo de abertura da Copa das Confederações entre Brasil e Japão. A informação é da Secretaria de Segurança do DF.
Além dos 19 detidos, dez menores de idade foram apreendidos e levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), informou a secretaria. De acordo com a Polícia Militar, os fatores que motivaram a maioria das prisões foram desacato, lesão corporal, resistência e desobediência.
Manifestantes detidos em protesto chegam à 5ª delegacia de polícia, em Brasília (Foto: Rafaela Céo/G1)Manifestantes detidos em protesto chegam à 5ª delegacia de polícia, em Brasília (Foto: Rafaela Céo/G1)
Segundo a Secretaria de Saúde, 58 pessoas, incluindo manifestantes e quatro policiais militares que ficaram feridos sem gravidade, receberam atendimento médico no local. Desses, cinco foram para o Hospital de Base e outras quatro para o Hospital Regional da Asa Norte.
O coronel Jair Lobo, da Polícia Militar, disse que não houve erro por parte da polícia durante a ação contra os manifestantes. “Como não teve torcedor ferido, [a ação mostra que] não teve risco”, afirmou.
Manifestante ferida foi à 5ª delegacia de polícia registrar ocorrência  (Foto: Rafaela Céo/G1)Manifestante ferida foi à 5ª delegacia de polícia registrar
ocorrência (Foto: Rafaela Céo/G1)
O conflito entre policiais e manifestantes, iniciado no final da manhã, recomeçou por volta das 14h20, depois que o contingente de manifestantes foi cercado por homens da Cavalaria da Polícia Miltar e por policiais a pé. Com o cerco, os manifestantes, que tentaram se aproximar do Estádio Nacional, tinham ficado isolados dos demais torcedores.
Durante o confronto, os policiais usaram spray de pimenta e voltaram a disparar tiros de bala de borracha e a usar bombas de gás contra os manifestantes, a exemplo que já tinha ocorrido no final da manhã. Houve correria. Participantes do ato de protesto foram imobilizados no chão do estacionamento do estádio e em seguida presos.
Um manifestante foi atropelado por um carro da polícia, mas não sofreu ferimentos graves. Vários torcedores passaram mal por causa do gás lacrimogênio e chegaram a vomitar no gramado próximo ao estacionamento do estádio. Torcedores com mochilas eram abordados e revistados pelos policiais militares.
Os protestos tiveram início no começo da manhã, na Rodoviária do Plano Piloto. Os manifestantes seguiram em marcha pelo Eixo Monumental, mas foram contidos pelos policiais depois de um início de confronto.
Um grupo de manifestantes, que havia sido isolado por policiais conseguiu romper o cerco e correr em direção às entradas do estádio. Os policiais atiraram balas de borracha e bombas de gás. Muitos torcedores que não participavam da manifestação corriam com ingressos na mão para entrar na arena.
Repercussão
Antes do início da partida, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, comentou sobre a confusão que ocorreu no entorno do Mané Garrincha. Ao chegar à arena brasiliense, o auxiliar da presidente Dilma Rousseff disse que não poderia avaliar se houve "truculência" por parte dos policiais por não ter acompanhado o tumulto.
Manifestante é detido por policiais nas imediações do Estádio Nacional (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)Manifestante é detido por policiais nas imediações do Estádio Nacional (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)
Carvalho, no entanto, ressaltou que se os manifestantes tivessem "se contido" e mantido um "ato pacífico", os policiais não teriam usado de violência para conter o protesto.
"Tudo o que se puder ser resolvido no diálogo, será resolvido no diálogo. Essa foi a ordem da presidente", enfatizou.
O titular da Secretaria-Geral conversou por cerca de meia hora com alguns dos manifestantes que participaram do protesto. No diálogo, Carvalho se colocou à disposição do grupo para recebê-lo, em seu gabinete, na segunda-feira (17), a partir das 9h30.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Irreconhecíveis: Corpos das vítimas foram trazidos para exames em THE

Tragédia matou três pessoas em Amarante
Tragédia matou três pessoas em Amarante
grafica 180
Completamente irreconhecíveis após serem carbonizados, os corpos das três vítimas da tragédia ocorrida na cidade de Amarante nesta quinta-feira (13/06), foram trazidos para o Instituto de Medicina Legal em Teresina para a realização de exames e a consequente identificação das vítimas.
Todos já haviam sido liberados na manhã desta sexta-feira (14/06), segundo informação de um plantonista do IML.
Os nomes dos mortos foram identificados com ajuda de testemunhas e a lista dos feridos. Carla Juliete de Moura Costa e Francisca Caroline Pereira Barbosa ficaram presas nas ferragens e não conseguiram sair antes que o ônibus incendiasse.
Já o mecânico Evandro Rodemberg, estava no Celta e foi identificado pelo veiculo. Uma familiar esteve no local do acidente e informou que ele acabara de sair, e andava sozinho.
O Corpo de Bombeiros, após apagar as chamas que queimaram por mais de uma hora, tiveram de cortar a lataria dos veículos para remover os restos mortais. Ainda à noite, mais de quatro horas após o acidente, os corpos ainda aguardavam chegada do IML.
VITIMAS-ACIDENTE.jpg
DSCF5056.jpg
Publicado Por: Apoliana Oliveira

Aniversário Do Administrador Do Fofofcas De Amarante (Cristiano neves)



Que todas as maravilhas venham repousar sobre ti neste dia tão lindo. A tua existência é o maior motivo da minha alegria, por isso te desejo todo amor e felicidade que mereces. Meus parabéns e um Feliz Aniversário!Hoje pode ser um dia especial para você, por ser a data do seu aniversário. Mas para nós que convivemos diariamente com a sua alegria e simpatia, todos os dias são especiais. Desejamos que esteja por muitos anos ao nosso lado.
 PARABÉNS CRISTIANO NEVES

Novas informações da PRF e da PM sobre o acidente ocorrido hoje(13) na BR 343

Informações da Polícia Militar de Amarante(PI) e da Polícia Rodoviária Federal confirmam a morte de três pessoas envolvidas no acidente ocorrido na BR-343, em Amarante, hoje(13), à tarde. As alunas, que estavam no ônibus eram Carla Juliete de Moura Costa e Francisca Caroline Pereira Barbosa, ambas universitárias; a terceira vítima, que estava no Celta, era Evandro Rosemberg Pereira de Oliveira.

O acidente aconteceu por volta das 14h quando, segundo testemunhas, o motorista do ônibus fez uma tentativa de ultrapassagem. A colisão provocou um derramamento de combustível e em seguida um incêndio, que rapidamente tomou conta do carro e do ônibus que tinha pelo menos 15 estudantes, todos, acadêmicos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), núcleo de Amarante(PI).

O saldo de quatro mortos, informado pela Polícia Militar ao site Somos Notícia, foi dado por meio da coleta dos depoimentos, antes da chegada do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal, quando ainda estavam sendo apuradas as informações.

NOTA DE PESAR EMITIDA PELA UESPI
A Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, lamenta profundamente a morte das alunas Carla Juliete de Moura Costa e Francisca Caroline Pereira Barbosa, ambas cursavam o curso Pedagogia no Núcleo de Amarante.
A morte das alunas foi em decorrência ao acidente envolvendo um micro-ônibus e um veículo modelo Celta na estrada que liga as cidades de Amarante e Regeneração.